Você já desistiu de visitar uma página na web porque ela demorou para carregar? Pois é, isto é bastante frequente. Esse erro acontece porque os cuidados com a otimização de sites devem ser diários. Não adianta fazer um trabalho lindo e não cuidar para que ele funcione perfeitamente. Se você tem ou está pensando em criar um site, aproveite estas dicas para levar seu trabalho a um patamar profissional e, consequentemente, melhorar seu posicionamento no Google e atrair mais visitas.
Escolha o melhor CMS
CMS é a sigla para Content Management System ou Gerenciador de Conteúdo. Com ele, você pode criar um site mesmo que não saiba nada de programação. Além da facilidade de operação, outro grande benefício dos gerenciadores são os plugins. Eles, permitem que você complemente e otimize as funções da página como SEO e captação de leads. Além disso, é possível utilizar temas com formatos e funções variadas e personalizá-los.
O mais conhecido e utilizado gerenciador de conteúdo é o WordPress. Além de ser fácil de instalar, configurar, editar e atualizar, ele é o que apresenta a maior quantidade de plugins e temas. Por ser completo e fácil, ele é indicado tanto para quem está começando quanto para quem quer um site bem robusto.
Aplique as técnicas de SEO
O SEO – Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca, é fundamental para o seu site ter sucesso duradouro. Ele exige um investimento menor que as formas de mídia paga e garante que os motores de busca posicionem seu site de forma orgânica. Fique atento a algumas questões para fazer, no conteúdo, uma otimização de sites eficiente, o chamado SEO Onpage:
- Trabalhar as palavras-chave do seu negócio;
- Usar URL’s amigáveis: curtas e focadas na palavra-chave;
- Ter links internos e externos;
- Adicionar nomes e atributos ALT e TITLE às imagens;
- Produzir conteúdos otimizados e com hierarquia nos títulos (H1, H2, H3, H4, H5 e H6).
Otimização de sites utilizando cache
O cache é essencial para melhorar o tempo de carregamento do site e fazer o público acessá-lo mais vezes, afinal, ninguém gosta quando um site demora para carregar, concorda? Seus principais benefícios são:
- Responder ao usuário de forma mais rápida e com isso melhorar a experiência de navegação;
- Diminuir o tempo de processamento do site, possibilitando que ele tenha um desempenho melhor nos picos de acesso;
- Melhorar o posicionamento nos motores de busca, pois eles privilegiam sites que têm um tempo de carregamento menor.
Monitore constantemente
É imprescindível que você entenda como está a performance do seu site. Isto ajuda a corrigir possíveis erros e a ajustá-los se necessário. O Google possui duas ferramentas gratuitas que vão te ajudar bastante nesse trabalho, o Google Analytics e o Google Webmaster.
O Analytics oferece diversos recursos de análise do tráfego do site. Com ele, você tem insumos para avaliar e fazer as correções. Confira alguns dados que ele disponibiliza:
- Número total de visitantes, visitantes que entraram pela primeira vez e os que retornaram ao site;
- Comportamento do usuário no site;
- Origem dos visitantes;
- Taxa de rejeição do site;
- Dados demográficos e interesses do público;
- Desempenho do e-commerce;
- Análise sobre as campanhas de marketing e das redes sociais.
O Google Webmaster é outra ferramenta a qual você deve estar atento para a otimização de sites. Dentre suas possibilidades mais relevantes estão:
- Verificar a propriedade do domínio;
- Ajudar o Google a entender e indexar o site;
- Retirar URL’s que você não quer mais indexar;
- Informar erros no HTML do site;
- Informar quais páginas estão linkando para o site;
- Dar o diagnóstico sobre os links internos.
Todo mundo sabe que as redes sociais são imprescindíveis para quem quer ter uma presença online relevante. Elas promovem a propagação do seu conteúdo, por isso devem fazer parte do site não somente através de links que levam a cada uma, mas também com opções de compartilhamento dos seus conteúdos.
Existem plugins que oferecem design diferenciado e atrativo, incentivando o leitor a compartilhar os conteúdos que ele acha interessantes com as suas redes. Procure o mais adequado ao seu design, faça testes, veja o que mais converte e aumente o tráfego orgânico do seu site.
Invista em conteúdo
O Marketing de Conteúdo é o mais novo queridinho das grandes empresas. Mas cuidado! Marketing de Conteúdo não é só produzir qualquer texto sobre um determinado assunto.
Ele se baseia na criação de um planejamento, na execução e na análise de um conteúdo que tenha relevância para o público-alvo. Você não pode deixar de implementar o Marketing de Conteúdo, pois ele:
- Melhora o posicionamento nas buscas, pois o Google vai entender que o site é relevante para o público;
- Aumenta o tráfego;
- Amplia o tempo de permanência no site;
- Ajuda o leitor a sanar suas dúvidas e cria um relacionamento duradouro com ele;
- Facilita a venda;
- Favorece a captação de leads;
- Gera uma percepção positiva da marca.
Foque na experiência do usuário
Quando acessamos um site que tem navegação fácil e design agradável é certamente porque foi feito um trabalho de UX, User Experience ou Experiência do Usuário. Veja algumas formas de usar essa técnica e fazer com que os leitores tenham prazer em acessar o seu site:
- Tenha um design atraente e funcional;
- Faça testes A/B para entender qual página de venda ou título converte mais;
- Peça opiniões utilizando formulários de pesquisa;
- Use formulários de captura com o mínimo possível de campos para preencher;
- Segmente seu conteúdo para não ficar confuso;
- Use espaços em branco entre os conteúdos, isso ajuda o leitor a descansar os olhos durante a leitura.
Conclusão
Tenha sempre em mente que o trabalho de otimização de sites deve ser constante. Após estar pronto e publicado, ele deve ser monitorado e otimizado para extrair todo o seu potencial. Que tal começar a aplicar estas dicas hoje mesmo e obter resultados incríveis?