• (62) 981508803

BLOG

Conheça o Painel Administrativo do seu site em WordPress.

O Painel Administrativo é o local onde você irá configurar e gerenciar todo o conteúdo do seu site. É aqui que você vai inserir post, inserir fotos e vídeos, realizar algumas alterações no layout, inserir novos usuários, alterar seus dados de cadastro e muito mais.

Abaixo segue a imagem de como é o painel administrativo em funcionamento na sua versão básica (sem nenhum plugin instalado ou Custom Post Type definido).

 

painel-administrativo-wordpress-bueno-sites-1

 

Como você pode ver, o painel admin conta com um menu é vários submenus localizados a esquerda. É através deles que você encontrara divido e catalogado todas as opções de gerenciamento de todo o conteúdo do seu site.

Segue abaixo uma tabela com todos os menus e submenus e os suas principais funções no gerenciamento do seu site.

Menu Função
menu-painel-bueno-sites-2 Local de entrada para a área administrativa do WordPress. Aqui você poderá ver um resumo de algumas sessões do seu site. Ex: Últimos comentários realizados, resumo de quantos post’s estão publicados, quantas páginas foram publicadas e quantos comentários foram realizados em seu site. É possível ver também as atualizações que são necessárias de se realizar, clicando no submenu Atualizações.
menu-posts-bueno-sites-3 Aqui estão as opções para a criação de novos posts. Você poderá criar um post, ver todos os posts já criados (e poderá edita-los também). Nos submenus Categorias e Tags, você também tem as opções de criar e gerenciar categorias e tags para organizar, categorizar e distribuir melhor os posts existentes, de acordo com o conteúdo abordado.

Clique aqui e veja como criar um novo Post.

menu-midias-bueno-sites-4 Nesta opção, você poderá adicionar imagens e áudios para posteriormente anexarem em seus posts ou páginas. Você poderá fazer o upload desses arquivos, diretamente do seu computador para o seu painel admin. Após o upload ter sido realizado, você também poderá edita-las. Essa edição conta com a possibilidade de rotacionar, recortar e redimensionar (no caso de imagens).
menu-paginas-bueno-sites-5 Esta opção é muito semelhante a opção de posts. Aqui você poderá criar páginas para seu site, gerenciar o seu conteúdo, adicionar imagens a elas e etc. A diferença entra páginas e posts está na função que cada uma exerce dentro do seu site. Indicamos o uso de posts para sessões como notícias e informativos periódicos, ex: Blogs e portais de notícias (conteúdos que são postados constantemente e precisam ser ordenados e categorizados). Indicamos o uso de páginas para o caso de algum conteúdo que não será atualizado constantemente, ex: páginas institucionais e página de contato (conteúdos que não são postados constantemente e que não precisam ser ordenados ou categorizados, pois exercem funções únicas e quase nunca são alteradas).

Clique aqui e veja como criar uma nova página.

menu-comentarios-bueno-sites-6 Neste local você gerenciará os comentários que foram realizados no seu site. Esta sessão é mais comum em site tipo blog ou portal de notícias, onde o fluxo de comentários dos leitores são constantes. Neste menu você poderá ver todos os comentários realizados e posteriormente poderá aprova-los para serem exibidos no seu site ou excluí-los, caso possuam conteúdo impróprio ou indesejável.
menu-aparencia-bueno-sites-7 Este menu é um dos mais complexos e cheio de opções. Como seu próprio nome já diz, é nele que podemos alterar toda a aparência do site. Ele possue submenus que possibilitam a adição de novos templates, adicionar Widgets, criar e personalizar os menu do site (não o confundam com o menu da Área Admin, pois se trata de outra coisa), editar o código do site e outras opções de customização que vão depender do template que utiliza. Estas opções que aparecem na imagem ao lado, são as opções básicas de um template nativo em WordPress. Os templates que nós da Bueno Sites criamos, possuem algumas opções diferentes, para dar mais liberdade e facilitar o entendimento de nossos clientes no momento da atualização de seus próprios sites.

Clique aqui e veja como Criar/Gerenciar menus no WordPress.

menu-plugins-bueno-sites-8 Uma das características principais do WordPress é a capacidade de adicionar funcionalidades extras através de plugins. Os plugins são incrementos que facilitam a vida de quem administra sites desenvolvidos em WordPress. Com eles, uma infinidade de ações podem ficar disponíveis no seu site com apenas alguns cliques. E é neste menu que você poderá adicionar ou excluir, gerenciar quais plugins devem ficar ativos ou inativos, e se você tem conhecmentos de programção PHP, poderá até edita-los.
menu-usuarios-bueno-sites-9 É neste menu que você administrará os usuários. Você pode cadastrar novos usuários, remover usuários existentes, editar seus dados cadastrais, dar mais liberdade ou restringir o acesso de suas ações dentro da Área Admin.
menu-ferramentas-bueno-sites-10 Esta sessão é pouco usual, mas muito importante. Ela fica a cargo de quem administra e de preferência de quem desenvolveu o site. Aqui você poderá exportar configurações deste site WordPress para um outro novo site WordPress em uma outra hospedagem e também poderá importar configurações de um outro site WordPress para esta nova hospedagem afim de criar um novo site WordPress com as características que está importando. Parece confuso mais não é. Caso esteja começando agora no mundo do desenvolvimento web, sugiro ler mais alguns artigos antes de se aventurar aqui, pois pode comprometer o funcionamento do seu site assim como do seu banco de dados.

Observação: Tenha certeza de que sabe como proceder nesta sessão pois qualquer engano poderá prejudicar o funcionamento do site. Por isso, recomendamos que apenas pessoas com domínio técnico assumam a responsabilidade por essa sessão.

menu-configuracoes-bueno-sites-11 O menu configurações é o primeiro que você irá visitar após ter acabado de instalar o WordPress na sua hospedagem. Nele você terá acesso a todas configurações principais do site. É um menu muito importante, pois através dele, você define coisas como:
  • nome do seu site
  • endereço de e-mail padrão (para receber avisos do seu site e que servirá de base para o formulário de contato)
  • permissões de quem se torna novo membro
  • a forma como será exibido a data e hora nos posts do seu site
  • opções para publicação de posts via e-mail
  • opções para a exibição dos posts (quantidade de posts por página e qual página exibirá o post)
  • configuração padrão para os tamanhos das mídias (imagens)
  • e por último e não menos importante – uma das opções mais interessantes para intensificar o seu trabalho de SEO que o WordPress fornece, os Links Permanentes

Observação: Tenha certeza de que sabe como proceder nesta sessão pois qualquer engano poderá prejudicar o funcionamento do site. Por isso, recomendamos que apenas pessoas com domínio técnico assumam a responsabilidade por essa sessão.

Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: