Como inserir imagens no seu Post ou Página no WordPress

Buenosites criação de sites e logotipos

Ao criar ou editar uma Página ou Post no WordPress, você pode adicionar imagens facilmente a qualquer momento usando o botão Enviar Mídia. Não se preocupe, a maneira de inserir imagens, tanto nas páginas quanto nos posts, são iguais.

Primeiramente, localize o botão chamado Adicionar Mídia. Ele se encontra acima do editor de texto, veja na imagem abaixo:

como-adicionar-imagens-bueno-sites-1

Ao clicar nele, o WordPress lhe fornecerá uma série de opções em uma janela suspensa. Veja na imagem abaixo como é:

janela-suspensa-inserir-midia-bueno-sites-wordpress-2

Janela suspensa para envio de arquivos.

Mas muita atenção – antes de clicar no botão de Arquivo de Mídia e sair escolhendo fotos para inserir no post, é preciso planejamento para saber onde colocar a imagem e como ela ficará alinhada em relação ao texto.  Essas são precauções que evitam de deixar seu site com um design feio e amador.

Nossa sugestão é: sempre que insira uma imagem entre 2 blocos de texto. Assim você poderá alinhar sua imagem tanto para esquerda quanto para a direita ou até mesma centraliza-la na página. Veja imagem abaixo:

insercao-imagem-bueno-sites-wordpress-3

À esquerda local onde posicionar o cursor para inserir a imagem. A direita o resultado de como ficou a imagem no texto.

Adicionando Imagens

Agora que você já sabe onde está o botão de inserir mídia, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1 – Clique no botão Adicionar Mídia

Uma vez que você colocou o cursor na linha onde você quer que sua imagem apareça, clique no botão Adicionar Mídia para abrir uma janela e fazer o envio de mídia. Selecione a opção Fazer upload de arquivos.

Passo 2 – Adicione ou selecione arquivos

Você pode adicionar ou selecionar uma imagem que deseja adicionar à sua página ou post, escolhendo entre uma das seguintes opções no centro da janela de upload de mídia:

  • Enviar Arquivos Faz upload da imagem que deseja usar a partir do seu computador, você pode arrastar e soltar arquivos para a área de upload.
  • Biblioteca de mídia: Selecione imagens já enviadas para a biblioteca de mídia clicando nas imagens que deseja adicionar à sua página ou post.

Depois de ter selecionado ou enviado a imagem que deseja inserir em seu disco, você vai ver uma caixa de seleção ao lado da miniatura confirmando a sua seleção, além de informações sobre ela que são mostradas no painel Detalhes do anexo, do lado direito da janela.

Observação: as imagens enviadas durante a edição de um post ou página ficam anexadas a ele.

Passo 3 – Detalhes do anexo

inserir-midia-detalhes-bueno-sites-wordpress-4

Após o upload ( ou ter escolhido uma imagem já presente no seu diretório de mídias) você encontrará do lado direito, o painel Detalhes do anexo onde mostrará uma miniatura da imagem que selecionou, bem como informações importantes, tais como o nome, data de envio e dimensões da imagem em pixels.

Há também links de ação que permitem a você Editar imagem, que leva para uma página de edição da imagem, e o link Excluir permanentemente que exclui o arquivo de seu site.

Além disso, você pode editar as informações da mídia:

  • Título: O título desta mídia (importante para SEO).
  • Legenda: A legenda para esta imagem. O texto que você inserir aqui será mostrado logo abaixo da imagem (veja as imagens deste post como exemplo).
  • Texto alternativo: Digite o texto alternativo para a imagem caso ela demore a ser carregada por motivos de falha no carregamento (importante para SEO).
  • Descrição Uma descrição para esta mídia em particular (importante para SEO).

 Configurações de exibição de anexos

O item Configurações de exibição do anexo controla a forma como a imagem será mostrada no site. Há opções para definir como você gostaria que a imagem se alinhe na página (em relação ao texto e margens) e o comportamento do link da imagem, além disso você pode definir o tamanho da imagem.

 Alinhamento das Imagens

A configuração Alinhamento permite determinar como gostaria que a imagem apareça em sua área de conteúdo e como deve interagir com qualquer texto da página. Você tem as seguintes opções de alinhamento para escolher:

  • Esquerda: Flutua a imagem para a esquerda. O texto que estiver junto a imagem vai flutuar direita dela.
  • Direita: Flutua a imagem para a direita. O texto que estiver junto a imagem vai flutuar esquerda dela.
  • Centro: Alinha a imagem no centro, sem texto ao seu redor.
  • Nenhum: Insere a imagem sem alinhamento.

Veja na imagem abaixo um exemplo das aplicações das opções de alinhamento:

alinhamento-imagens-bueno-sites-wordpress-5

 

Opções de “Link para”

As configurações de link determinam o endereço de URL/web para o caso da imagem ser clicada. Você pode especificar as seguintes configurações de link na imagem:

  • Página de Anexo Cria um link para uma página gerada pelo WordPress, usada para mostrar anexos. O estilo desta página depende de como o autor do tema formatou este contexto.
  • Arquivo de mídia Cria um link direto para o arquivo.
  • URL personalizada Permite que você defina um link URL personalizado.
  • Nenhum Esta definição irá remover o link completamente, tornando a imagem não-clicável.

 

Opções de “Tamanho”

As configurações de tamanho determinam as dimensões da imagem que está adicionando ao seu site.

Por padrão o WordPress cria uma série de quatro tamanho de imagem para você escolher:

  • Miniatura – Exibe uma versão em miniatura de sua imagem na página/post. Note, por padrão, o tamanho da miniatura é quadrada, de modo que a imagem é cortada neste formato.
  • Médio Exibe uma versão de tamanho médio de sua imagem na página/post. Este é um bom tamanho para usar com alinhamentos esquerdo/direito, já que deixa espaço suficiente para o texto flutuar em um dos lados.
  • Grande Exibe uma versão grande da sua imagem na página/post. Nota: o WordPress vai determinar a largura da coluna de conteúdo de seu tema e exibir a maior imagem possível para esse espaço.
  • Tamanho completo Exibe a imagem de tamanho inteiro na página/post. Nota: o WordPress vai determinar a largura da coluna de conteúdo de seu tema, e exibir a maior imagem possível para esse espaço. Se a imagem original for maior do que esta largura da coluna, o tamanho total da será forçada a caber no espaço, assim evitando quebrar o layout do site.

Veja na imagem abaixo um exemplo das aplicações de tamanho:

tamanho-imagens-bueno-sites-wordpress-6

 Exemplos de tamanhos de imagens inseridas no conteúdo Miniatura, Médio e Grande.

Quando estiver mais familiarizado com o WordPress e necessitar de mais opções de tamanho ou editar as padrões já existentes, basta acessar o menu: Configurações → Painel Mídia para saber como definir as dimensões em pixels para cada tamanho (miniatura, médio etc). Lembre-se, estas configurações afetam todos os tamanhos de imagens do site, então tenha cuidado ao altera-las.

Passo 5 – Inserindo a imagem

Depois de ter determinado as configurações de imagem, clique no botão da direita Inserir no post do lado direito da janela. A imagem escolhida deve aparecer na área de edição de texto do post ou página.

Depois que a janela Inserir mídia se fechar, você vai ver a imagem na área de edição de texto, incluindo uma visualização do alinhamento da imagem, se você tiver especificado o alinhamento da imagem.

A qualquer momento, você pode editar novamente as configurações da imagem, clicando na imagem e depois no botão Editar Imagem no canto superior esquerdo. Você pode remover a imagem de sua página/post clicando no botão Excluir imagem.

Compartilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Fred Bueno

Fred Bueno

Sou Web Designer da Buenosites e fundador do projeto online Empreendedor Digital WordPress, portal especializado em Tutoriais e Dicas WordPress para Freelancers, Autônomos e Empreendedores.

Ver mais Artigos

Inscreva-se e receba nossas Newsletters

Receba Artigos como este diretamente em seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Posts como este...

E-Book Gratuitos

10 Vantagens de Usar o WordPress + Briefing Estratégico

10 Vantagens de Usar o WordPress + Briefing Estratégico

Descubra o que é preciso para começar [da maneira certa] a criação do seu site e evite o fracasso total do seu projeto!

Baixar Grátis
Manual de Segurança WordPress - Buenosites

30 Técnicas para BLINDAR seu Site WordPress.

30 Dicas de como BLINDAR seu Site WordPress das ameaças da Internet!

Baixar Grátis

Seu site WordPress não está ficando do jeito que gostaria?

Está com dificuldade para customizar seu Site em WordPress com um Design mais elegante e com funcionalidades Profissionais? Então conheça agora o nosso Treinamento Online O Mapa do Site e saiba como alcançar o sucesso da sua empresa na Internet.