5 VERDADES que você precisa saber sobre e-commerce e evite o FRACASSO da sua loja virtual!

5 verdades que você precisa saber sobre e commerce e evite o fracasso da sua loja virtual - Buenosites
Pensando em investir em uma Loja virtual para o seu negócio? Então leia antes este artigo e tenha certeza de como começar um E-commerce de Sucesso!

Atualmente podemos perceber que muitos negócios estão avançando cada vez mais com a ajuda da internet. Muitos negócios se estabeleceram no mundo virtual sem ao menos precisar de uma loja física aberta ao público.

E é pensando nessa praticidade que muitas outras novas empresas estão surgindo a cada dia e criando lojas virtuais para vender seus produtos na internet.

Mas para isso acontecer da forma correta é preciso que os interessados enxerguem algumas verdades e derrubem alguns mitos, pois muito trabalho duro precisa ser realizado.

Neste artigo vamos falar sobre 5 pontos muito importantes para o sucesso de qualquer loja online. Você vai entender:

  • A importância de divulgar seu site na internet
  • Como agir nas Redes Sociais
  • O que é inbound marketing e como ele pode te ajudar
  • E muito mais…

Então fique à vontade e aproveite para compartilhar essas informações com quem acha que pode se beneficiar destas informações.

Investir em Divulgação patrocinada.

5 verdades que você precisa saber sobre e commerce e evite o fracasso da sua loja virtual - Buenosites

“Nossa, mas eu acabei de investir na criação de uma loja virtual e agora é preciso investir novamente para divulga-la?” … “SIM!”, a resposta é essa, caso você também esteja nessa situação e queira começar a vender o mais rápido possível.

Por vezes somos levados a acreditar em alguns mitos de sucesso instantâneo e repentino, que são divulgados e anunciados na internet.

Um desses mitos é de que o site, por si só já resolve o problema da “falta de clientes” – como se a venda fosse se realizar em um passe de mágica – mas não é bem assim que as coisas acontecem na realidade.

Após a criação de um site ou um e-commerce, investir em divulgação patrocinada é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de se conquistar visitas e chamar a atenção de possíveis interessados no que é ofertado.

Depender apenas do tráfego orgânico – mesmo considerando que o trabalho de SEO e inbound marketing do seu site seja perfeito – leva um tempo considerável para dar resultados. E muitas vezes, nos encontramos em situações onde é preciso colocar a máquina para vender o mais rápido possível, não é mesmo?

Então apenas ter uma página na internet, seja para falar da sua empresa ou divulgar os produtos da sua loja, não garante visitas muito menos vendas a curto prazo.

A opção de investir em divulgação patrocinada traz muitos benefícios, dos quais possibilita – em um curtíssimo prazo de tempo – começar a vender.

A partir do momento que decide pagar para divulgar o endereço do seu site através de plataformas de anúncios online, você começa a levar o seu negócio a outro nível, possibilitando escalar e planejar o futuro com mais previsibilidade, sem depender tanto do acaso.

Plataformas como o Google AdWords e Facebook ADS permitem que você invista qualquer valor em anúncios e assim planeje da melhor maneira como divulgar sua empresa.

Através destas plataformas, é possível analisar os dados e saber de onde vieram os seus clientes, qual foi a sua taxa de conversão, qual foi o ROI (retorno sobre o investimento) e muitas outras informações.

Então considere analisar essa opção pois muito dinheiro pode ser economizado e transformado em lucro e um curto prazo de tempo.

Caso pretenda investir em anúncios patrocinados, deixarei abaixo o link para um artigo que fala sobre a importância da criação da persona do seu negócio pois, assim como é importante anunciar sua empresa ou seus produtos, é igualmente importante saber para quem anunciar.

Dica de leitura: Você sabe o que é uma Persona? Aprenda a definir uma para seu negócio e aumente suas vendas.

 

Fazer Inbound Marketing é obrigatório.

5 verdades que você precisa saber sobre e commerce e evite o fracasso da sua loja virtual - Buenosites

Trabalhar com inbound marketing é um processo importantíssimo para quem busca captar visitas e realizar vendas de modo orgânico, economizando bastante dinheiro e garantindo um fluxo contínuo de visitas em seu site (no médio a longo prazo).

Para quem não sabe, o inbound marketing é uma estratégia de mercado onde você consegue divulgar sua empresa, produtos ou serviços, de uma forma não intrusiva e bastante segmentada.

O inbound marketing é justamente o contrário das estratégias de marketing tradicionais (outbound marketing). Em vez de levar os produtos ou serviços aos olhos do consumidor, no inbound marketing é o próprio consumidor que pesquisa e encontra a sua oferta.

A proposta de se usar o inbound marketing é a de atrair as pessoas certas para fechar o negócio certo.

Antes da oferta, o potencial cliente tem acesso a conteúdo relacionado por meio de posts em blogs, e-books, newsletter, podcasts, redes sociais, webinars ou qualquer outra forma de exibição. Isso leva o potencial cliente a criar certa identificação com a marca ou a empresa antes de conhecer o produto. Em médio ou longo prazo, a pessoa vai mantendo uma relação com a empresa por meio desses conteúdos, e só recebe a oferta quando está pronta para realizar a compra.

Portanto posso afirmar com 100% certeza que, para quem busca divulgar de forma sólida e eficiente um produto ou serviço, investindo pouco e tendo paciência para colher os frutos no a médio/longo prazo, usar as estratégias de inbound marketing é a escolha perfeita.

Use muito (e corretamente) as Redes Sociais.

5 verdades que você precisa saber sobre e commerce e evite o fracasso da sua loja virtual - Buenosites

Usar as redes sociais é uma ótima maneira de divulgar seus produtos e ao mesmo tempo reduzir a distância entre sua empresa e seus clientes.

Muitas ações podem ser realizadas para que um relacionamento duradouro possa ser estabelecido entre ambas as partes. Mas para que tudo isso seja um sucesso é preciso tomar cuidado com alguns detalhes:

Evitar postagens em excesso.

Postagens em excesso, principalmente fazendo propaganda e divulgando ofertas, com certeza não é a melhor maneira de se comunicar com seus seguidores. Você poderá ser taxado como um perfil panfleteiro e acabar perdendo seguidores, por estar mais interessado em ofertar seus produtos do que oferecer conteúdo de qualidade.

Publique dicas e soluções que seu produto (ou empresa) oferece para facilitar a vida de seus seguidores.

Uma das maiores vantagens que as redes sociais trouxe para as empresas é a possibilidade de abrir um canal de comunicação direto e muito próximo com sua audiência. Aproveite-se disso para pulicar conteúdos que ajudam seus seguidores no que se refere as dificuldades do dia-a-dia e como elas podem ser superadas com a sua ajuda (ou com a ajuda de seus produtos).

A possibilidade de realizar transmissões ao-vivo, postagens agendadas, permite alcançar seu público a qualquer hora do dia, fornecendo conteúdos rico em informações. Assim você estará estabelecendo um diálogo onde seus seguidores poderão ter acesso quando quiser, sem se sentir incomodado.

Orientação, pedidos de opiniões, informativo de lançamentos, estas são apenas algumas atitudes que podem beneficiar seu negócio e podem ser realizadas com muita facilidade nas redes sociais.

Aprenda a publicar nos horários certos

A tentação de sair publicando um monte de posts pode ser enorme, mas para ter mais eficiência, no que se refere a alcance de pessoas e propagação da mensagem, a mesma precisa ser planejada. O horário de divulgação é um importante fator para isso.

Analise bem o desempenho das suas publicações e verifique quais os horários que elas recebem mais atenção.

Não adianta nada você publicar o melhor conteúdo, se no horário que você escolheu para publicar estão todos dormindo ou trabalhando.

Associado aos horários, lembre-se de usar Hashtags, pois é através delas que sua publicação será encontrada e direcionada para as pessoas certas.

Não deixe de conversar e interagir com seus seguidores

Como em uma boa conversa a comunicação realizada nas Redes Sociais também precisam seguir a seguinte dinâmica: em determinado momento, um lado está falando e o outro está ouvindo e depois ocorre o inverso.

Não pense que, só porque o perfil é seu, somente você fala ou publica coisa. Pelo contrário, tente ao máximo puxar conversa, incentivar interações dos seus seguidores com suas publicações. Além de beneficiar a imagem da sua empresa, as pessoas entenderão que não se trata apenas de um perfil comercial que só pensa em vender, mas sim de um perfil que é administrado por pessoas, e estas estão preocupadas com a opinião de seus seguidores, afim de ajuda-los.

Em outras palavras, interaja com seus seguidores, respondendo a seus comentários, perguntando sua opinião, pedindo dicas e sugestões. Pratique isso.

 Não desapareça das redes sociais

Uma característica muito comum, principalmente de empresas pequenas que não possuem profissionais específicos e dedicados a tarefa de cuidar do perfil da empresa nas redes sociais, é a de publicar um post e sumir por semanas. Somente depois de muito tempo, voltam a publicar – e o pior, publicam propaganda – e depois desaparecem novamente.

Como já diz o ditado quem não é visto não é lembrado, ou seja, se você não manter constante em suas publicações, estará correndo sério risco de desaparecer da memória de seus seguidores.

Tente manter uma rotina de publicação, seja ela de 2 ou 3 vezes por semana (que apesar de ser pouco, ainda é melhor do que nenhuma publicação). Lembre-se de publicar conteúdos interessantes, não somente ofertas.

Se sumir já é ruim, imagina aparecer depois de um tempão somente para fazer ofertas e sumir novamente.

Caso você tenha mais interesse em como aumentar suas vendas pelas redes sociais, te recomendo ler esse artigo: Como Aumentar a lucratividade dos seus negócios com a ajuda das Redes Sociais

Verifique todos os pontos de interação de seus clientes para com a sua Loja virtual. Evite sempre erros (ou bugs) durante o processo de compra.

5 verdades que você precisa saber sobre e commerce e evite o fracasso da sua loja virtual - Buenosites

Este é o segundo ponto mais importante deste artigo, pois ele pode comprometer toda a empresa se não receber a devida atenção.

Um site que não funciona corretamente, ainda mais se tratando de um e-commerce, pode comprometer E MUITO a saúde financeira da empresa se não for corrigido a tempo.

Imagine, em uma sociedade como a nossa, onde todos são preocupados e desconfiados com o processo de compras online, se você tem um site/e-commerce que não funciona ou que apresente falhas durante a navegação, o que o seu cliente irá fazer?

Saiba que este é o maior tiro no pé que você pode dar no seu negócio. Se sua loja virtual não apresentar tudo funcionando perfeitamente, o primeiro sinal que ela vai passar para quem estiver navegando é de algo estranho está acontecendo, e isso imediatamente se transformará em um sentimento de insegurança, comprometendo todo o resto da experiência até chegar a desistência da compra.

Então certifique-se de que todos os testes foram feitos e de que tudo está funcionando. Claro que alguns pontos podem ser melhorados ou ajustados, mas isso não pode se transformar em um impedimento para o usuário na hora que ele querer navegar ou comprar um produto.

Fique atendo a todos os pontos de interação, desde links quebrados até a falta de imagens ou carregamento lento das páginas da loja virtual.

Dica de leitura – artigo indicado para quem está querendo abrir uma loja virtual: Conheça o WooCommerce! A melhor opção para quem deseja abrir uma Loja virtual.

Otimize a página do produto com informações, imagens e vídeos.

Fique atento pois este é o ponto mais importante deste artigo. Coloque-se no lugar do seu cliente:

Você está buscando mais informações sobre um produto e cai em uma página onde tem somente o preço, uma foto do produto e uma breve descrição sobre o mesmo (onde só de olhar para a foto você já percebe a inutilidade ou redundância do texto descritivo).

Sim, esta é a estrutura mais comum em muitos e-commerce presentes na internet hoje me dia.

As pessoas estão buscando informações, fotos, exemplos de uso e aplicabilidade do produto. Então se a página de venda for pobre e sem informações, a probabilidade da venda fracassar é enorme.

Crie para sua loja virtual páginas ricas de informações. Utilize imagens, vídeos, depoimentos de clientes que já compraram determinado produto. Tudo isso ajudará a criar confiança em quem está navegando e a probabilidade de uma venda acontecer será muito maior.

Mas tome cuidado, colocar muitas informações é diferente de encher linguiça e publicar conteúdos maçantes e informações irrelevantes.

Conclusão

Se fosse para eu resumir todo o conteúdo deste post, eu resumiria com a seguinte frase: Coloque-se no lugar de seu cliente e pense em como ele queria ser abordado e no que ele gostaria de encontrar ao entrar na sua loja virtual.

Não foque seus pensamento somente em vender. Entenda que o processo de compra e venda de produtos, não é nada mais que uma relação de troca, onde ambos os lados precisam se beneficiar. E para que isso aconteça de modo satisfatório e seguro, todo o processo precisa ser respeitado e planejado.

E para o caso de precisar de uma ajuda na criação de um Site ou Loja Virtual e não sabe quem procura, clique aqui e venha falar conosco. Somo especialistas no desenvolvimento de Sites Institucionais e Lojas Virtuais e estarei pronto para lhe atender.

Compartilhe este Artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inscreva-se e receba nossas Newsletters

Receba Artigos como este diretamente em seu e-mail?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Posts como este...

Que tal impulsionar seu Negócio para o próximo nível?

Nossos especialistas estão a sua disposição para esclarecer dúvidas ou realizar um orçamento online sem custo.